Blog

Produção de biocombustíveis cresce no Brasil e alcança recorde histórico

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Produção de biocombustíveis cresce no Brasil e alcança recorde histórico

A produção de biocombustíveis no Brasil alcançou um marco histórico em 2023, refletindo um crescimento robusto no setor e a diversificação das fontes de energia renováveis no país. Juntos, etanol e biodiesel somaram quase 43 bilhões de litros produzidos, estabelecendo um recorde histórico. Essas informações estão no Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“Esses resultados consolidam a posição do Brasil como líder na produção e uso de biocombustíveis no cenário global, contribuindo significativamente para a matriz energética nacional e para a redução das emissões de gases de efeito estufa. O Brasil está na vanguarda da transição energética justa e inclusiva, promovendo o desenvolvimento econômico e beneficiando a nossa população”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Entre os destaques do estudo, o etanol registrou um aumento de 15,5%, totalizando 35,4 bilhões de litros produzidos. A produção de etanol anidro, que é misturado à gasolina nos postos, cresceu 13,5% em relação ao ano anterior, enquanto a produção de etanol hidratado, vendido separadamente na bomba, aumentou 16,8% no mesmo período. A região Sudeste liderou a produção nacional de etanol, com um volume de 17,2 bilhões de litros, respondendo por 48,5% da produção brasileira. Outros aumentos significativos foram observados nas regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste.

Esta notícia é inspirada em informações publicadas pelo JornalCana. Para mais detalhes e atualizações sobre o setor, visite o site JornalCana.

Fale Conosco

Envie uma mensagem e entraremos em contato com você o mais breve possível.