Com o objetivo de apresentar aos cooperados novas tecnologias, proporcionando novas opções de híbridos, cultivares e defensivos agrícolas, o Encontro de Cooperados 2019, atraiu cerca de 400 visitantes. O evento foi realizado dia 1º de fevereiro de 2019, no campo experimental da Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva no município de Pitangueiras.
Participaram do evento 20 expositores que demonstraram os seus produtos e explicaram aos produtores fatores como rendimento, custo/benefício além de técnicas inovadoras de cultivo das culturas de soja e milho.
Para o agricultor astorguense Jorge Brandolim, o evento foi uma oportunidade para conhecer e ter informações das novidades do setor agrícola. Brandolim enalteceu a iniciativa da Nova Produtiva em gerar conhecimento e valorizar cada vez mais o agronegócio que é a base econômica de Astorga e região.
Alguns agricultores vieram acompanhados de seus familiares, a exemplo de Lauro Kumasaka, residente em São Jorge do Ivaí. Kumasaka, acompanhado da esposa e filho, mencionou sua satisfação elogiando e parabenizando a organização do evento.
O engenheiro agrônomo da empresa Forquimica, João Paulo Schauff, classificou a parceria da seguinte maneira: “Agricultor, Nova Produtiva e Forquimica, o tripé bem estruturado onde todos ganham, crescem e se desenvolvem.”
O diretor-presidente da Nova Produtiva, Tácito Octaviano Barduzzi Júnior, destacou a importância do Encontro: “No decorrer destes 20 anos de história, nossa cooperativa conquistou fortes e significantes parcerias. Hoje, diversas empresas estão presentes neste evento, expondo os seus produtos aos nossos cooperados e visitantes, que visam buscar os melhores resultados em suas atividades agrícolas”.
O Diretor Vice-Presidente da Nova Produtiva, Waldenir Romani é o responsável direto pelos trabalhos das unidades no atendimento aos cooperados. “O Encontro de Cooperados da Nova Produtiva é o maior evento técnico da cooperativa, realizado anualmente no campo demonstrativo da unidade de Pitangueiras, que tem como objetivo maior promover a difusão de tecnologias aos cooperados, nos diversos segmentos em que a cooperativa atua, trazendo o que é de mais moderno no mercado, desde novas variedades de cultivares de milho e soja, novas moléculas de agroquímicos, em parceria com os fornecedores da cooperativa. Inclusive este ano houve uma inovação, trazendo um foco mais comercial para o evento, o que deve ser desenvolvido de forma mais ampla para o próximo ano.” – afirmou Romani.

A Nova Produtiva agradece as empresas participantes: Caltim Fertilizantes, A7/Sancor Seguros, Nidera Sementes, Syngenta, Morgan Sementes, Forquímica, Arysta, UPL, Basf, Sementes Agroceres, Sementes Estrela, Minorgan, Pioneer, Bayer, DASCoop, Corteva, KWS, Ihara, Dekalb, Brevante.