SOBRE NÓS

­­­­­A NOVA nasceu da vontade e determinação de um grupo de produtores e, tal como aconteceu nos primórdios do cooperativismo, teve origem nas necessidades comuns de seus fundadores e produtores da região Noroeste.
O projeto, de inspiração econômica, social e cultural, buscou com prioridade, desde o início, maior segurança aos agricultores e a consequente otimizar os resultados nas suas atividades. A busca por alternativas que fossem ao encontro desse objetivo, principalmente diante da forte crise do setor agrícola, deu origem às ações de criação e consolidação da NOVA PRODUTIVA.
Em 23 de julho de 1999, 36 agricultores assinaram a Ata de Constituição da entidade, dispostos a fazer dela um instrumento de transformação da realidade social e econômica dos produtores rurais na nossa região.

Por 21 anos a Cooperativa atuou fortemente nos setores de Grãos, abrangendo o fornecimento de semente, insumos agrícolas e veterinários e no recebimento e beneficiamento de grãos; e setor Sucroalcooleiro, na produção de Etanol com o processamento de cana de açúcar de seus cooperados.

Em agosto de 2020 reunidos em Assembleia Geral Extraordinária os cooperados decidiram por unanimidade pelo Desmembramento das macro atividades grãos e cana, com o objetivo claro de dar maior foco nas respectivas atividades, através de parcerias estratégicas e na busca de investimentos para diversificar a atividade industrial, passando a partir de então a Nova Produtiva a atuar exclusivamente no Setor Sucroenergético.

Com 279 cooperados a Nova Produtiva em 01de fevereiro de 2021 passa a se dedicar exclusivamente à produção de energia limpa e renovável: o Etanol e com o objetivo claro de aproveitar o melhor momento do setor para atrair investimentos na transformação da nossa indústria de etanol de cana em uma indústria flex, passado a operar com cana e milho, otimizando a sua estrutura industrial e principalmente diversificando seu portifólio de produtos industrializados. Movimentando ainda mais a economia regional com geração de emprego e renda para nossa região.

Atualmente seus cooperados possuem aproximadamente 14 mil hectares, distribuídos em 11 municípios, e uma planta industrial localizada na cidade de Astorga- PR com capacidade instalada para processar 1200.000 toneladas de cana de açúcar e produzir 90.000.000 litros de etanol e gera uma média de mil postos de trabalho de forma direta e indireta.

Preservação ambiental está no cerne da atividade que desenvolvemos na Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva. Produção de energia sustentável é o nosso negócio. Para isso mobilizamos um sistema de produção que atua de forma consciente, a água usada no processo industrial vem um circuito fechado de tratamento de água, e o subproduto da produção do etanol, a vinhaça é utilizada na fertirrigação dos canaviais, garantindo os nutrientes necessários ao desenvolvimento da planta.

Seguindo nosso compromisso para preservação ambiental somos uma destilaria participante do Programa Renovabio, Política Nacional de Biocombustíveis implantada em 2017, que estabelece metas de descarbonização para o setor de combustíveis nacional, de forma a incentivar o aumento da produção e participação dos biocombustíveis na matriz energética do Brasil.

Confiantes de que sua atuação impacta positivamente o ambiente socioambiental e contribuem para uma sociedade ativa e igualitária  colaboradores e cooperados demonstram sua satisfação que há 22 anos fazem da Terra e das Pessoas um motivo de orgulho.