Bolsa Qualificação Profissional Nova Produtiva

A Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva aderiu ao Programa de Bolsa Qualificação Profissional instituída pela Medida Provisória nº 2.164-41, de 2001, que acresceu artigos à Lei nº 7.998, de 1990. Segundo a legislação, a Bolsa Qualificação Profissional é concedida ao trabalhador com contrato de trabalho suspenso, em conformidade com o disposto em convenção ou acordo coletivo, devidamente matriculado em curso ou programa de Qualificação Profissional oferecido pelo empregador (portalfat.mte.gov.br).

A NOVA PRODUTIVA com apoio do Sescoop PR, implantou um programa que visa a qualificação profissional de 190 empregados com Contrato de Trabalho Suspenso durante o período de entressafra de cana-de-açúcar. A adesão ao programa minimizou a necessidade de demissão dos empregados durante o período de entressafra e, possibilitou a busca por cursos de formação profissional preparando melhor o trabalhador para o exercício de sua atividade laboral.

Estão sendo ofertados cursos de Eletricista de Veículos Leves e Pesados, Operador Mantenedor Agrícola, Qualificação Administrativa e Qualificação de Motoristas, distribuídos em um total de 324 horas aula num período de três meses de cursos a serem ministrados nas localidades onde residem.

Ao final do Programa de Bolsa Qualificação Profissional os participantes receberão o Certificado de Conclusão do Programa e estarão aptos a desempenhar suas atividades com qualidade. Os participantes do curso de motorista, por exemplo, terão suas carteiras nacional de habilitação, CNH, registradas com os cursos regulamentados pelo Detran: Curso do MOPP, Transporte Coletivo de Passageiros, Transporte de Cargas Indivisíveis e Condução de Veículos de Emergência, além de curso de Operador de Guincho Munk, noções de mecânica, Direção Econômica e Prática de Condução de Veículos Pesados. O mesmo acontece com os demais cursos, os participantes do curso de eletricista terão uma matéria específica de ar condicionado de veículos leves e pesados, setor onde há uma deficiência de profissionais no mercado. E assim, se estende para os demais cursos, sempre priorizando a formação do empregado, sem esquecer dos aspectos de Segurança no Trabalho, todas as grades de cursos contemplam matérias que envolvem Saúde e Segurança no Trabalho (SST), as Normas Regulamentadoras em SST para cada atividade serão trabalhadas com as turmas.

No dia 04/01/2017, quarta-feira, foi realizada a Palestra de Abertura do Programa de Bolsa Qualificação Profissional na Nova Produtiva, o instrutor Eliseu Hoffmann, da Ame Treinamento e Desenvolvimento, que com o tema “Despertando e Motivando para Novos Tempos” incentivou os participantes do programa a se dedicarem aos estudos e buscarem nesta oportunidade uma chance de se tornarem não apenas profissionais melhores, mas também, pessoas melhores. Nesta oportunidade o gerente Agrícola Sr. Ângelo Borazio em sua fala de abertura da palestra destacou que esta é uma novidade para a Cooperativa, não ter que demitir empregados já soa muito bem e ter a oportunidade de qualificá-los, soa melhor ainda. Segundo o gestor passamos um ano todo junto com o RH pensando como ofertar o curso de Operador Mantenedor Agrícola à nossa equipe de Colheita Mecanizada de Cana, sem parar a colheita, e agora, teremos esta oportunidade  subsidiada pelo governo, e com apoio do Sescoop, esperamos colher bons frutos além de  contarmos com a colaboração e dedicação de cada um dos envolvidos, desta forma, o Sucesso será de todos, NOVA PRODUTIVA, Empregado e Comunidade. Deixando de Demitir para Profissionalizar, essa já é nossa conquista.

Veja as fotos na galeria:

1 responder

Os comentários estão fechados.